NOSSOS SERVIÇOS

Prestamos serviços de consultoria para o licenciamento ambiental na área da arqueologia e patrimônio cultural em atendimento a legislação vigente.

DIAGNÓSTICO ARQUEOLÓGICO

 

O diagnóstico objetiva identificar, contextualizar, verificar o estado de conservação e variabilidade dos bens arqueológicos da Área de Influência do empreendimento, de modo que se possa caracterizar o potencial arqueológico bem como avaliar os possíveis impactos sobre o patrimônio arqueológico, orientando assim o empreendedor quanto a melhor forma de implantação do empreendimento procurando sempre salvaguardar o patrimônio arqueológico.

 

Esta etapa é necessária para a obtenção da Licença Prévia (LP) dos empreendimentos e faz parte da documentação do EIA/RIMA.

RESGATE ARQUEOLÓGICO

 

O resgate visa salvar os sítios arqueológicos que serão atingidos pela implantação do empreendimento. Só deve ser utilizado quando a opção pela preservação torna-se inviável. É efetuado através de escavações, topografia, registro fotográfico e anotação detalhada de todos os aspectos do sítio e ambiente, vestígios e procedimentos desenvolvidos em campo.

 

O resgate arqueológico não se extingue com os procedimentos de campo. Deve ser seguido das análises laboratoriais das informações e material coletados em campo.

 

O resgate arqueológico corresponde a fase de Licença de Operação (LO) e deve ser efetuado antes de qualquer obra de engenharia.

 

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

 

A educação patrimonial é o meio de se levar ao empreendedor e ao grande público, as informações acerca do patrimônio arqueológico/cultural existentes na região de influência do empreendiemtno, bem como as noções de preservação e a legislação aplicável a este patrimônio.

 

A educação patrimonial deve estar presente em todas as fases do licenciamento ambiental variando de intensidade de acordo com estas fases e o tamanho do empreendiento, conforme determina a portaria IPHAN 230/2002.

 

Mais do que uma obrigação, a educação patrimonial é um dever de todo arqueólogo em levar o conhecimento ao grande público dos bens culturais que também lhes pertence.

PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA

 

A Prospecção visa identificar e delimitar todos os sítios arqueológicos presentes na Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento para averiguar a existência de bens arqueológicos em subsuperfície, junto ao grau de preservação e disposição espacial. Os dados coletados servirão para orientar o empreendedor acerca do patrimônio existente na ADA do empreendimento e propor ações para sua preservação ou, no caso da impossibilidade de alteração do traçado do projeto, as medidas para resgate e salvaguarda deste patrimônio.

 

Esta etapa é necessária para a obtenção da Licença de Instalação (LI) dos empreendimento.

VALORAÇÃO ARQUEOLÓGICA DE CAVIDADES

 

A valoração de cavidades veio atender a demanda do Decreto CECAV/IBAMA 6.640/2008. Dentre os atributos a serem atribuídos para classificação do grau de relevância das cavernas, está o  do patrimônio cultural.

 

Desta forma, as cavidades existentes na área do empreendimento são vistoriadas e a estas é atribuído seu potencial para existência ou não de vestígios arqueológicos.

 

A valoração é feita de forma não interventiva conforme orientação da 13º SR/IPHAN/MG.

 

 

ANÁLISES LABORATORIAIS

 

As análises laboratorias são uma continuidade dos trabalhos de resgate arqueológico. É nesta etapa que os dados e materiais arqueológicos coletados em campo serão higienizados, analisados, etiquetados e embalados para encaminhamento a instituição de apoio.

 

Os resultados comporão o relatório final do resgate arqueológico e deverão ser sempre que possível, publicados em artigos científicos e para o grande público.